6 perguntas sobre Assessoria de Imprensa

Seis perguntas (e respostas) sobre
Assessoria de Imprensa

Como usar essa ferramenta em tempos de crise

1. O que uma empresa de assessoria de imprensa faz?

Ela constrói a relação da sua marca e dos seus produtos com a imprensa e com o seu público através da imprensa.

2. O que é media training?

O jornalista passa o dia fazendo entrevistas. É treinado pela própria natureza do seu trabalho. O media training é um treinamento que vai te ajudar a responder de forma positiva a esse profissional.

3. Qual a diferença entre uma assessoria de imprensa e uma agência de publicidade e uma agência de comunicação?

A agência de publicidade constrói estratégias que vão levar a sua marca e o seu produto até o cliente final através de anúncios pagos, na TV, na rádio, no cinema, na internet… A agência de publicidade pode também sugerir ações diferenciadas, como pagar a influenciador para falar de sua marca, ou pagar para seu produto aparecer dentro da história da novela. Você paga e o anúncio é veiculado.

A assessoria de imprensa é uma das ferramentas que a agência de comunicação vai usar para conversar com o seu público final. A agência vai criar ideias de reportagens, artigos, infográficos e outros conteúdos que falam positivamente da sua marca e dos seus produtos. Essas ideias são sugeridas para os veículos de imprensa, que podem gostar e usar, ou não. Você não paga ao veículo, corre o risco de não ver uma das ideias publicadas, mas, quando é publicada, ganha com a credibilidade que só a imprensa tem e sem ter o custo para isso.

4. O que é melhor: contratar uma agência de assessoria de imprensa ou contratar uma equipe para trabalhar na minha empresa?

Depende. Existem 3 modelos: equipe 100% interna, agência contratada externa, modelo misto. É claro que a escolha vai variar de acordo com o tamanho da sua empresa, a importância que você dá para a comunicação, se já possui uma área de marketing. As grandes corporações, por exemplo, geralmente atuam com o formato misto. Têm uma equipe interna que orienta agências externas. Se você não tem ninguém com formação em comunicação ou marketing no seu time, o ideal é contratar uma agência, onde você terá profissionais de diferentes níveis de experiência e ferramentas especializadas.

 

 

 

5. Assessoria de imprensa ajuda a vender?

Sim! A assessoria de imprensa bem feita converte a comunicação em vendas. Dois pontos são cruciais: a) estar presente nos veículos que o seu público costuma consultar para levantar informações confiáveis; b) veicular os atributos do seu produto que você já identificou como sendo os que convertem em vendas.

6. Eu posso só contratar uma assessoria de imprensa quando aparece uma crise?

Sim, pode. Você vai pagar bem mais caro por isso no período contratado do que se estivesse com um contrato anual, porque os valores de uma contratação de urgência são mais altos. Além disso, a equipe que entra no último minuto não tem o histórico da empresa e precisa de tempo para se inteirar. Mas se você raramente tem crises e não identifica uma boa razão para ter uma agência sob contrato fixo, é bom ter à mão duas ou três indicações confiáveis para quando um mau momento chegar.

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