Influenciadores X Engajamento: 5 fatores para levar em consideração na sua estratégia de marketing de influência
Existe um universo grande e variado de influenciadores à disposição das agências e dos clientes, prontos para participar de campanhas de marketing. De acordo com as últimas experiências da agência, selecionamos cinco categorias, levando em consideração três fatores:
Alcance = Tamanho da audiência
Ressonância = Repercussão e capacidade de engajamento junto à audiência
Relevância = Fit com o assunto ou com os valores da marca
1 - TOP Celebridade
Ao escolher um influenciador, muita gente leva em consideração somente o número de seguidores e a visibilidade. Mas, é essencial que esse influenciador tenha relação com o seu tema e o seu público, para que a parceria tenha efetividade.
A grande audiência desse tipo de celebridade é ideal para ajudar a marca a falar com um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Ou seja, em ações que envolvem AWARENESS.
Mas, quando não há conexão direta com o assunto do seu produto ou serviço, ele pode não representar, necessariamente, uma boa opção para gerar conversão em vendas, já que a audiência costuma ser genérica. Ou seja, evite pessoas famosas sem fit com o tema ou target do cliente.
2 - FIT Celebridade
Fit significa conexão, identificação com a sua causa ou marca. A dica aqui é: procure pessoas famosas com relevância e fit com os assuntos da marca. Encontrar uma celebridade que tenha sinergia total com os assuntos da marca representa uma chance para chegar em grandes audiências e convertê-las.
Esse tipo de influenciador, por seu tamanho, exige uma remuneração alta por parte das marcas. E quanto maior a audiência, mais difícil de criar uma relação emocional entre marca e consumidor.
Esse tipo de influenciador é ideal em ações que envolvem AWARENESS e algum tipo de RESPOSTA DIRETA (conversão em vendas, geração de leads, etc) e deve, portanto, ser muito bem orientado nesse sentido, para alcançar os objetivos da sua campanha..
3 - Autoridade
Autoridade é como você classifica o nível de conhecimento ou referência que o influenciador tem em determinado assunto, diante de seu público. O influenciador é respeitado dentro de determinado segmento ou região e ainda tem enorme ressonância e fit com tema ou target? Então, sua audiência costuma ser influente também.
O influenciador que é especialista em determinado tema ou região, por ter uma proximidade grande com a comunidade de interessados e falar com eles a partir de uma linguagem especializada, ajuda a empresa a trabalhar a PERCEPÇÃO SOBRE A MARCA e também a converter usuários em uma escala menor. Seu endosso é o seu maior ativo.
4 - Ecossistema
Para chegar ao seu público-alvo é importante saber onde ele está, o que ele está procurando e quem ele está seguindo. Alguns influenciadores podem ser relevantes dentro de nichos específicos e tratar ações integradas entre eles pode ser uma estratégia assertiva e bem sucecida.
Quando reunimos vários pequenos influenciadores dentro de um tema, eles podem mover o ponteiro diante de toda a sua comunidade, levando o debate a mais pessoas, ganhando relevância entre eles e reverberando a sua campanha de forma direta e estratégica.
O que diferencia o “Ecossistema” da “Autoridade” é o seu poder de repercussão. São importantes dentro de uma estratégia de onipresença de marca, o que pode ajudar a construir melhor o POSICIONAMENTO dela.
5 - Jornalistas
Os jornalistas continuam sendo figuras extremamente relevantes quando se trata de campanhas de marketing de influência. Com sua visibilidade nas mídias tradicionais, eles costumam agregar muita credibilidade nas redes sociais, ganhando espaço para trazer pautas e assuntos que não necessariamente se enquadrariam nos seus trabalhos originais, mas que fazem sentido para a marca pessoal de cada um deles.
Ou seja, eles trabalham na mídia tradicional e têm um alcance grande por conta disso, o que pode ou não ter relevância direta com o tema. Mas, trazem consigo a audiência dos veículos em que trabalham, por isso contribuem para ações de AWARENES.
Como podem cobrir assuntos variados, o poder de repercussão e o fit com o assunto não são altos.
Cases Atômicos:
A macro ou a microinfluência têm relação direta com o nicho/território do influenciador. Um estudo feito pela Airfluencers corrobora essa afirmação:
Na categoria maternidade, em que 90% dos creators têm até 30 mil seguidores, alguém com mais de 100 mil seguidores é um grande influencer (tier 1), com uma superpenetração no nicho.
Já quando se trata do nicho de meio ambiente e sustentabilidade, as opções de influs são poucas. Isso pôde ser constatado em uma ação com o ActionAid. O atendimento precisou fazer um levantamento a dedo e encontrou um número baixo de perfis com uma quantidade de seguidores relevantes. Laila Zaid, Cristal Muniz e Marcela Rodrigues não são megainfluenciadoras, mas são tier 1 dentro da comunidade interessada em assuntos ecológicos com a qual elas se propõem a dialogar em suas redes sociais.
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