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ASSESSORIA DE IMPRENSA

CONVERTE EM VENDAS?

SIM! Quando integrada ao marketing, traz credibilidade associada a visibilidade. Uma soma que traz resultados

tem garantia de entrega?

Não. A comunicação via assessoria de imprensa é mediada pelo jornalista. Se ele não se interessar pelo assunto, não há publicação.

e na crise? o que faço?

Só um especialista com relacionamento nas redações dos veículos será capaz de avaliar o melhor a fazer: se retrair ou agir. Saiba mais sobre Gestão de Crise, clique aqui

O que é assessoria de imprensa e como ela pode me ajudar em tempos de crise?

Perguntas mais frequentes

Assessoria de imprensa é uma ferramenta de comunicação. Quando você contrata alguém ou uma empresa para fazer a sua assessoria de imprensa, está contratando um especialista para cuidar do seu relacionamento com a mídia. Essa relação geralmente não envolve pagamento de anúncios ou publiposts. A assessoria de imprensa trabalha para conquistar publicações orgânicas ou espontâneas. Só que de espontâneo ela não tem nada. Existe um trabalho de relacionamento por trás disso.

Quando você vê aquele executivo da empresa concorrente na página de uma revista de negócios, teve um assessor de imprensa trabalhando por isso. A mesma coisa quando vê um político dando entrevista na TV. Ou um ator divulgando sua peça na rádio. O trabalho do assessor de imprensa pode ser proativo – quando você quer estar na imprensa -, ou reativo – quando você quer se proteger e evitar ao máximo a imprensa.

 

O QUE EU GANHO COM A ASSESSORIA DE IMPRENSA?

A independência com que a imprensa atua gera credibilidade.  Pesquisa do DataFolha realizada em março de 2020 aponta que, em meio à crise de Covid-19, a confiança do brasileiro ao buscar informações corretas sobre a pandemia está na imprensa (veja imagem baixo). Então, basta ligar para o jornalista e conseguir que o nome da minha empresa e do meu produto saiam em destaque? Se você for amigo de um jornalista, pode ser que sim. Mas quantas vezes esse amigo vai te ajudar? E a que estratégia essa ação responde? E você só quer estar no mesmo jornal ou rádio sempre?

A assessoria de imprensa pode colocar a sua marca e seus produtos em contato com o seu público final. Para isso, é preciso conhecer profundamente o modo de trabalho do jornalista e os veículos que são lidos pelos seus clientes. E, a partir daí, desenhar as ideias de reportagens que possam interessar à mídia e, ao mesmo tempo, tragam a mensagem correta sobre você.

NO QUE ELA SE BASEIA?

Todos os dias o assessor de imprensa conversa com jornalistas dos mais diferentes veículos: rádios, TVs, jornais, revistas, sites, portais, podcasts e outros. Mas ele não conversa só com jornalistas, fala também com colunistas, gente que escreve artigos, gente que faz vídeos informativos no Youtube, gente que faz entrevistas em lives no Instagram. Isso faz com que a agência de assessoria de imprensa tenha um mapa completo de toda a mídia brasileira.

O trabalho do assessor de imprensa é conectar você, sua marca e seus produtos com essas pessoas. Quando o assessor vai conversar com você, ele vai em busca de informações. Ele precisa saber quem são seus clientes, como eles consomem informação, como consomem os seus produtos. Mapeadas as duas pontas, o assessor vai construir um plano de comunicação. Você pode contratar uma agência poderosa só para desenhar essa estratégia e contratar um assessor para o seu time, que vai executar esse plano.

NÃO ME SINTO PREPARADO

E se você não está acostumado a dar entrevistas? Aí o assessor de imprensa pode treinar você para isso. É o que se chama de media training.  Existem os focados no negócio do cliente e os genéricos, que ensinam a responder perguntas delicadas.

A assessoria de imprensa faz gestão de crise, plano de relacionamento com jornalistas e influenciadores, mapeamento de stakeholders, e outras ações que fazem com que a sua comunicação, através da mídia, seja eficaz e converta em bons resultados de imagem e de vendas.