Dia da Pipoca Cinemark: Marketing de influência alinhado com campanha de potência viral


O Dia da Pipoca é comemorado em 11 de março no Brasil e a Cinemark, dona da pipoca de cinema mais premiada, não poderia deixar passar essa data. Sendo assim, a Rede lançou a campanha “Traga Seu Balde”. A iniciativa ocorreu em 16 de março com a promoção de 10 litros do snack por R$ 19 em todos os seus cinemas. A ideia era também incentivar a participação ativa dos clientes para que comparecessem aos complexos, levando recipientes não convencionais para carregar a pipoca. 

Para esta ação, a Atômica Lab atuou nas frentes de assessoria de imprensa e também de marketing de influência, potencializando o alcance e engajamento do público. Nesta estratégia segmentamos três etapas, que combinavam tanto oportunidades na imprensa quanto com criadores de conteúdo: 

  • Sensibilização do público (pré-ação): A fase inicial da campanha focou na construção de consciência e interesse, utilizando a divulgação de releases e a ativação de influenciadores, tanto pagos quanto orgânicos. O objetivo foi criar awareness e gerar expectativa, engajando o público-alvo e criando uma base sólida para a participação ativa na ação.
  • Dia da campanha (16/03): No dia da campanha, a ativação nas redes sociais foi impulsionada por influenciadores contratados, que promoveram um call to action dinâmico, incentivando o público a interagir e participar. A cobertura ao vivo no perfil da Cinemark no Instagram, realizada por uma macro influenciadora em um dos cinemas, gerou empolgação e engajamento, destacando momentos únicos da ação, como os itens inusitados usados pelos participantes como baldes de pipoca.
  • Divulgação dos resultados e repercussão (pós-ação): Após o término da campanha, foi realizada a divulgação dos resultados, destacando o sucesso da ação com mais de 31 toneladas de pipoca vendidas, o que gerou um grande impacto positivo na percepção da marca. Além disso, foi mantido um follow ativo com a imprensa, garantindo a continuidade da visibilidade, assim como a repercussão orgânica gerada pelos participantes nas redes sociais, que foi amplamente positiva.

 

Marketing de Influência

Grande parte deste trabalho se deu pelo marketing de influência. De acordo com os objetivos do cliente, para a oportunidade ativamos 11 perfis de diversos nichos, como dicas culturais, lifestyle, humor, cultura pop, cinema, entre outros, bem como diferentes alcances. Sendo 6 deles com parceria paga e 5 com parceria orgânica. 

Os criadores de conteúdo foram responsáveis por gerar o interesse do público e mantê-lo contínuo nas redes sociais durante os dias que antecederam a ação até a conversão. 

Foram 69 publicações nas plataformas digitais, como Instagram, TikTok e X, que geraram ao todo mais de 5,7 milhões de contas alcançadas e mais de 3,1 milhões visualizações. As 180 mil interações também reforçaram o interesse dos seguidores pelo tema. 

 

Conteúdos virais

Além dos resultados obtidos com os influenciadores mapeados especificamente para a campanha, o impacto foi ampliado significativamente por conteúdos orgânicos virais, tanto de clientes que participaram da ação e compartilharam suas experiências quanto de grandes páginas nas redes sociais que trouxeram essa repercussão para seus seguidores. 

Essas publicações alcançaram mais de 53,1 milhões de visualizações e geraram 5,9 milhões de interações, incluindo curtidas e compartilhamentos. Esses resultados consolidaram o Dia da Pipoca como um verdadeiro sucesso, demonstrando a capacidade da campanha de conectar uma ampla audiência de forma espontânea e aproveitar o poder da interação social para para amplificar o alcance.

Destacando alguns números

  • 231 publicações na imprensa e valoração total de R$ 2,1M. 
  • Mais de 56,6M visualizações entre conteúdos contratados (pagos e orgânicos) e virais.
  • Mais de 6,1M de interações (curtidas, compartilhamentos, salvos, comentários) entre conteúdos contratados (pagos e orgânicos) e virais.

  


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