Universo Spanta 2023
Aqui a gente um pouquinho do desafio de comunicar um festival de música que pulou de 1 para 4 fins de semana.
Cenário:
O Spanta Neném era um bloco de carnaval, que lançou um bloco infantil, que criou uma versão festa, e que virou um festival de um fim de semana.
Em 2023, o Spanta Neném acreditou na sua força e lançou o Universo Spanta, um festival de 11 dias – todos os fins de semana de janeiro e mais duas quintas-feiras. Foram 3 palcos, mais de 200 artistas e mais de 250 horas de música.
Objetivos:
Transformar o Universo Spanta no mais importante festival de música do verão carioca, referência nacional de evento dedicado exclusivamente aos ritmos e sons brasileiros.
Criar uma comunidade de influenciadores que se tornassem advogados de marca.
Gerar debate sobre a relevância e a diversidade da música brasileira.
Estratégia:
Montar uma base ampla de influenciadores de diversos segmentos que percebessem o Universo Spanta como uma plataforma de troca com seus seguidores através de conteúdos relevantes.
Cadência:
1) Primeiro focamos em gerar Awareness. Espalhando as mensagens-chave do evento, os nomes dos artistas, o conceito do festival
2) A partir da abertura da bilheteria on-line, nosso objetivo era Conversão de venda de ingressos
3) Quando começou o festival, convidamos os influenciadores para vivenciar o festival e, caso se interessassem, gravar conteúdos em primeira pessoa falando de sua experiência, gerando Reputação. Podíamos acreditar que seriam posts positivos pois acreditávamos no produto
Período: 7 meses
Mapeamento: 162 influenciadores
Resultado: Mais de 4.500 postagens
Impacto: 6 milhões de seguidores