Universo Spanta 2025: Assessoria de imprensa e marketing de influência para a consolidação da marca
Pelo quarto ano consecutivo, a Atômica Lab foi responsável por coordenar as atividades de assessoria de imprensa e marketing de influência do festival Universo Spanta. Foram três meses de trabalho com o objetivo de fortalecer o posicionamento da marca como principal destino do entretenimento no verão carioca, exaltando a relevância e diversidade da música brasileira.
Durante novembro, dezembro e janeiro - mês em que o festival aconteceu -, o foco foi impactar o público sobre as novidades da programação desta nova edição através da imprensa e também de influenciadores que conversassem diretamente com o público-alvo do evento.
As ações via imprensa
Na assessoria de imprensa, desenvolvemos uma estratégia que criasse uma narrativa envolvente com os veículos especializados em música e em programação cultural do Rio, além dos regionais, para que o tema fosse constante nas agendas de pauta. Para atrair o interesse do público para a edição através de pautas jornalísticas, e consequentemente gerar a conversão de venda de ingressos, reforçamos as novidades sobre os artistas e as atrações, realizamos credenciamento de jornalistas, contatamos os músicos e assessores para que pudéssemos pensar em abordagens conjuntas com eles, entre outros. Este processo foi feito até o início do festival. A partir daí, nos dedicamos à cobertura dos dias de shows, garantindo uma visibilidade significativa. Contamos com mais de 560 matérias entre 10/11/24 e 4/02/25 - 12 delas em inserções de TV, alcançando cerca de 7 milhões de pessoas impactadas.
Marketing de Influência
Paralelamente ao escopo de imprensa, realizamos uma campanha de marketing de influência com 70 perfis, que se encaixavam em quatro nichos diferentes: dicas do Rio, lifestyle, diversidade e entretenimento/shows. Por meio de ações orgânicas, buscamos gerar ainda mais awareness para a marca e a conversão na venda de ingressos. atrelamos os conteúdos pré-festival às mensagens-chave e novidades do line up. Com foco em reputação ativamos os influenciadores para compartilharem suas experiências nos dias que compareceram aos shows. Ao todo tivemos mais de 870 postagens e um impacto estimado de mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais.
Universo Spanta em números
- 563 matérias na imprensa
- Ad value total de R$ 12.595.134
- 70 influenciadores ativados para ações orgânicas
- 871 postagens na redes sociais (Instagram e TikTok)
- 7 milhões de pessoas impactadas pela imprensa e possível alcance de 7 milhões de seguidores nas redes
Com estas ações, a Atômica fortaleceu ainda mais a marca Universo Spanta colaborando para consolidar o festival como programação essencial no calendário de eventos de música no país, atraindo tanto novos participantes quanto seu público fiel.
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